ATENÇÃO: Leia atentamente esta história para não cometer esse erro.
Olá, aqui é o Breno Garcia, fundador da GDO | Advogados.
Assim como você, sou empresário.
Além do escritório de advocacia, eu tenho (e já tive) outras empresas.
Em todas essas empresas eu cometi um mesmo erro que eu não quero que você cometa
Eu mesmo, provavelmente, estaria cometendo esse mesmo erro se não tivesse tido um lance de sorte na vida.
Eu fui apresentado a um curso do SEBRAE sobre empreendedorismo.
Nesse curso, eu aprendi duas características "de ouro" do comportamento empreendedor - e que fizeram toda a diferença para mim como empresário.
A 1a., basicamente, foi a seguinte:
Isso pode parecer meio lógico, mas para mim, até aquele momento, não era.
E eu sei que, para muitos empreendedores, isso continua não sendo lógico - ou pelo menos não tão óbvio.
Muita gente deixa de consultar especialistas e prefere "quebrar a cabeça" e tentar resolver as coisas por conta própria.
Eu sei disso porque eu perdia horas e horas tentando entender os mais variados assuntos - e até executando tarefas administrativas simples.
Tudo (ou quase tudo) eu queria entender para evitar qualquer tipo de despesa - afinal, quanto menor o custo, maior o lucro.
Eu era uma espécie de "self-made-man", aquele cara que quer saber de tudo um pouco - e fazer tudo sozinho.
Por exemplo: decidimos reformar o escritório. Contratamos arquiteto? Para que se tínhamos o Breno "arquiteto"?
Deu problema no portão eletrônico da garagem? Nada que eu não pudesse ver um vídeo no YouTube e consertar...
Até mesmo assuntos mais técnicos como a informática, eu estava sempre pronto para trocar meu tempo por horas de estudo para fazer os reparos sozinho ao invés de gastar com um técnico especialista no assunto.
Afinal de contas, eu pensava: o YouTube e a internet estão aí é para isso, não é mesmo?
Não, não era (e não é) para isso - e eu já vou te falar a respeito disso mais adiante.
Mas antes, eu quero te trazer um outro aprendizado que eu tive naquele mesmo curso de empreendedorismo:
Depois que eu entendi esse dois conceitos eu fui percebendo que todas aquelas "economias" que eu fazia me custavam algo muito mais valioso: o meu tempo.
E, por falta de tempo, eu não conseguia focar naquilo que realmente importa: fazer meus negócios venderem mais.
Ao fazer o tal curso do SEBRAE a minha "ficha caiu"...
À partir dali eu decidi que iria parar de fazer coisas que podiam ser terceirizadas e focaria em atendimento aos meus clientes.
E "parece" que deu certo...
"Parece" é brincadeira: deu certo demais...
Quer uma prova do que eu estou te falando?
É simples: você está aqui.
E eu sei o motivo de você estar aqui agora: você tem um problema e resolveu pesquisar na internet sobre como resolvê-lo.
Por algum motivo você me achou, seja lendo um artigo no meu blog, assistindo um vídeo meu no YouTube ou vendo uma postagem no Instagram.
E aquele conteúdo que você leu ou vídeo que você assistiu antes de vir para cá, foi o que te trouxe até aqui.
Eu sei disso pois o processo foi pensado para ser assim: eu produzi o conteúdo para que você me conhecesse e, agora, eu estou tendo a oportunidade de conversar com você e começar a te atender.
Como a minha intenção é te ajudar a resolver seu problema, eu queria lhe fazer uma primeira pergunta, que vai definir muito do que você espera da nossa relação daqui para a frente:
Eu sei, essa é uma pergunta óbvia. Mas eu precisava perguntar e já vou te explicar o porque.
Basicamente, é o seguinte: você chegou aqui por um conteúdo, pelo qual eu me esforcei de verdade para produzi-lo da forma mais completa possível.
Toda vez que eu produzo um conteúdo eu tento fazer ele o mais completo possível pois, mesmo não sendo remunerado imediatamente, eu sei que provavelmente você vai me procurar quando tiver algo mais complicado para resolver.
E é aí que entra a questão: se você está aqui, possivelmente o seu problema não foi resolvido e você ainda deve estar com algumas dúvidas.
Se não estivesse com dúvidas, ou pelo menos incerto da solução que você está pensando, é provável que você já teria fechado a tela do computador e estaria fazendo outras coisas.
Ao contrário, se você está aqui, é porque ainda está se decidindo sobre qual a melhor solução para o seu problema (e provavelmente o conteúdo que você leu não foi suficiente para você se decidir).
Tudo bem, isso é normal de acontecer. E acontece por um motivo simples.
A verdade é que, mesmo com todo o carinho e boa vontade, nenhum profissional vai conseguir fazer um conteúdo que seja suficiente para abordar todos os detalhes da sua situação específica e te gerar o conforto de decidir sem ter dúvidas.
É muito difícil que você encontre uma solução que te deixe totalmente confortável só lendo blogs ou assistindo vídeos no YouTube (mesmos os meus, que são bem completos, modéstia à parte).
Além disso, em assuntos técnicos, sempre existe o risco de você não conhecer tudo que envolve o seu problema e acabar tomando uma decisão que vai te gerar riscos desnecessários...
Você pode dizer "Breno, eu posso ir pesquisando até encontrar".
Claro que pode. Eu tenho certeza de que se você estudar e pesquisar você consegue produzir até um foguete para a NASA. Não é uma questão de duvidar da sua capacidade...
A questão é: quanto tempo você vai levar para adquirir esse conhecimento?
E, mesmo que levasse pouco tempo (o que a gente sabe que não é verdade), eu te pergunto:
A verdade é que é muito - mas muito - difícil a gente encontrar a solução de problemas técnicos sem ser da área.
E, mesmo quando a gente encontra, fica sempre a "pulga atrás da orelha": e se "der zebra"? E se tiver outra solução mais barata?
A verdade é que as pesquisas isoladas dificilmente vão te fornecer a solução mais confiável ou o menor custo possível para resolver o seu problema.
Falando em problema, e voltando naquele que te trouxe até aqui, se você concorda com o que eu te disse até agora, provavelmente você deve estar se perguntando:
"Quanto tempo você ainda terá que continuar pesquisando na internet até descobrir uma solução que seja viável e, principalmente, confiável?"
E talvez você esteja se perguntando também, "quem irá lhe garantir que a solução que você encontrou é realmente confiável e eficaz"?
Talvez você não encontre respostas para essas perguntas, talvez não.
Ou, o que é pior, talvez você encontre respostas e assuma riscos sem saber que está assumindo. E pode até mesmo sofrer prejuízos grandes com isso.
Agora imagine uma coisa: e se existisse uma alternativa que, por um custo reduzido, você poupasse seu tempo e ganhasse em confiabilidade na solução do seu problema?
A boa notícia é que isso existe.
E, se você me permitir, ou vou lhe apresentar à partir de agora o nosso Sistema de Consultas Online.
O que é o Sistema de Consultas Online?
O Sistema de Consultas Online é a nossa plataforma de atendimento em que realizamos o atendimento de clientes empresariais para tirar dúvidas, analisar documentos e fornecer orientar específicas e exclusivas sobre procedimentos jurídicos nas necessidades da sua empresa.
Através desse sistema, nosso time de especialistas analisa o seu caso, submete ele a comparações estatísticas, de análises preditivas e de jurimetria e propõe para a empresa a melhor solução para o seu caso.
E isso sempre levando em consideração uma premissa básica: reduzir o seu risco jurídico ao mínimo possível, com o menor custo efetivo.
Ao mesmo tempo em que você tem respostas rápidas e precisas para as suas dúvidas, você conta com a garantia de que elas são altamente confiáveis pois são orientações validadas estatisticamente.
E tudo isso sempre pensando em fazer você gastar o mínimo possível.
Conheça Algumas vantagens do Sistema de Consultas Online.
• Análise multidisciplinar pela nossa equipe de especialistas
• Atendimento 100% online com um dos nossos advogados
• Análise preditiva e de jurimetria das suas dúvidas, para diminuir riscos e aumentar as suas chances de êxito e de acerto
• Apresentação de parecer final com recomendação técnica de conduta
E, o melhor:
Os valores pagos são 100% revertidos em créditos para a contratação de outros serviços do escritório
Quer saber mais sobre como acessar o nosso Sistema de Consulta Online?
Todos os trabalhos tributários são coordenados pelo nosso sócio fundador, BRENO GARCIA DE OLIVEIRA.
Advogado, se graduou em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2.004), ano em que fundou a GDO | Advogados.
Especializou-se em Direito Tributário pelo IEC/PUC Minas (2.006) e em Direito Societário pela UCAM (2.007).
Exerce advocacia consultiva com foco em prevenção de riscos através do gerenciamento de processos. No contencioso, atua principalmente nos seguintes Tribunais: TJ-MG, TJ-SP, TJ-RJ, TRF 1a. Região, TRF 2a. Região, TRF 4a. Região, STJ, STF.
Especialista em Holdings Patrimoniais e Familiares, já coordenou mais de 300 trabalhos desta natureza.
É Assessor Jurídico de diversas Entidades da Área Médica, Empresas de Transportes e de Construção Civil e Conselheiro de Sociedades de Participações e Holdings Patrimoniais Privadas.
Inscrições na OAB: OAB/MG 98.579 – OAB/RJ 222.834 – OAB/SP 420.781